quarta-feira, 14 de março de 2012

PASSAROS


Pois é vamos falar do meu passaro lindo o agarapónis. A  origem do seu nome deriva da palavra agape (nome grego para amor) e ornis (designa pássaro), a junção dos dois nomes deu o nome a este pequeno papagaio colorido, o Agapornis.

Pequenos papagaios conhecidos por: aves do amor ou inseparável, nome dado pelos criadores pelo seu carácter dócil e amoroso para com a(o) sua/seu parceira(o), depois de formar par (casal) tornam-se defensores do seu ninho, passando a dormir juntos e namorando na maior parte do tempo, não admitindo que outros se interponham no seu relacionamento, sendo inseparável da sua companheira(o) até a morte, há mesmo relatos de pessoas, que afirmaram, após a morte de uma ave, ocorreu a morte do outro companheiro do casal pouco tempo depois; ficam tristes, andam no fundo da gaiola sem alegria chamado todo o dia pela outra aves, passando os dias sem grande apetite acabam por ficar fracos e morrem, talvez por este facto se diz que acasalam para a vida e são inseparáveis, nome pelo qual também são conhecidos.
Agapornis fischer
Agapornis Fischer, características:
Cabeça - bico vermelho, “mascara” vermelho-laranja, nuca acastanha escuro, auréola (círculo) do olho branca; pescoço - ”colar” amarelo; asa e corpo, verde escura e verde amarelado; cauda - parte superior azul.
Origem: África
Distribuição:Norte da Tanzânia.
Porte: 14cm
Dimorfismo sexual:não aparente, talvez o macho seja um pouco mais pequeno
Mutações: azul, violeta,amarelo,branco entre outras.
Ameaçado de extinção, características genéticas muito idênticas com as do personata, no entanto muito diferentes no fenótipo, é muito fácil ser confundido com o personata e vice-versa.


Agradeço ao meu amigo Zé "Palhinha", o facto de me ter recebido em sua casa, possibilitando dessa forma a recolha de algumas das fotos deste artigo.
Agapornis fischer, mutação amarela.



Agapornis nigrigenis
Fotografia de: Wolfeiman
Agapornis nigrigenis características:
Cabeça - bico vermelha a terminar em branco perto da narina, “mascara” do olho para cima, castanho avermelhado e a parte de baixo do olho preta, a parte da garganta é laranja, auréola (círculo) do olho, branca; pescoço: ”colar” amarelo esverdeada; asa e corpo: verde e verde amarelada; cauda: parte superior verde.
Origem: África
Distribuição: Sudoeste da Zâmbia, Nordeste da Namíbia, Botswana e Zimbabué.
Porte:13cm a 15 cm.
Dimorfismo sexual: não visível, talvez o macho seja mais pequeno.
As crias abandonam o ninho por volta dos 30 a 35 dias.
Mutações: lutinos e azul
Observação: macho e fêmea chocam, foi um dos ultimos psítacideos a ser descobreto por volta de 1906, espécie ameaçada de extinção.
Agapornis personata
Agapornis personata (ancestral) características:
Cabeça - bico vermelho, “mascara” preta, auréola (círculo) do olho branco; pescoço - ”colar” amarelo; asa e corpo, verde escura e verde amarelada; cauda – parte superior verde.
Origem: África
Distribuição: Tanzânia, Nairobi, Dar es Salaam e Mombaça.
Porte:13 cm a 15cm
Dimorfismo sexual, não aparente, embora o tom da cor da cabeça das fêmeas posa ser mais desmaiado, fêmea mais pesada (maior) que o macho.
Os filhos começam a voar , por volta dos 33 dias.
Mutações: Lutinos, Azuis, Amarelos, Brancos, Cobalto,Malva, Pastel e Malhados
Agapornis personata mutação azul.


Agapornis roseicollis
Agapornis Roseicollis, características:
Cabeça - bico, marfim claro, “mascara”bem marcada , salmão-rosado forte; olho - aureola (círculo) branco fino; asa: verde escuro e corpo verde claro ; cauda: parte superior azul "vivo", parte inferior verde
Porte: aproximadamente 15 cm a 17 cm.
Origem: Sudoeste da África
Distribuição: Namíbia e Sudoeste de Angola
Dimorfismo sexual, não aparente, talvez o macho seja mais pequeno.




Mutações:
Pálido, Azul, Pastel, Lutino, Canela Americana, Canela Australiano, Factor de escurecimento, Malhados, Face rosada, Face branca, Face laranja, Golden Cherries, Silver cherry (asas rendadas)entre muitas outras, sendo as mais recentes os Opalinos e os Sufussion. O elevado número de mutações e de possivéis combinações entre elas, tornaram o Agapornis Roseicollis na espécie mais conhecida e difundida entre os agapornis.
De hábitos semelhantes no que diz respeito à alimentação, alojamento, socialização, ninho e criação.
Alojamento:
Deve ser colocado preferencialmente em viveiros/gaiolas espaçosas, em muitos casos de falta de espaço durante a criação os agapornis tornam-se agressivas com aves da mesma espécie ou outras, podendo mesmo matar, é uma aves óptima para gaiolas de jardim mas, também se pode ter estes pequenos papagaios coloridos em casa, as medidas mínimas aconselhadas para se manter um casal Agapornis são: 70cmX30cmX50cm, muito cuidado com estes pequenos papagaios, são capazes de abrir portas, sair pelos comedouros pendurados da parte de fora das gaiolas, não subestime a sua inteligência.
Alimentação:Mistura de periquito com girassol, o melhor é comprar numa pet-shop alimentação específica para agapornis, também comem legumes,cenouras, sempre frescos; muitos criadores variam a alimentação base, dando-lhe mistura para pombos (de boa qualidade), demolhando-a; é uma alternativa muito boa durante todo o ano, não esquecer o grite, ou choco (ricos em cálcio e sais minerais), as frutas (milho cozido ou cru, maçã, pêra, uvas, manga entre outras) e legumes (cenouras, endívias, talos de couve, dente de leão) todos estes alimentos devem ser frescos e sempre livres de químicos. Em casos grave de falta de alimento ,podem ser alimentados com granulado de gato por pouco tempo ,se for este o caso a água deve estar sempre à sua disposição ,relembro que há no mercado comida (tipo biscoitos) seca para estas aves (NutriBirds G14) Versel -Laga.
Sociabilização:
Gosta muito de companhia, adora viver em grupos grandes, alegre e barulhento, depois de formar casal se a gaiola não foi espaçosa (grande) pode ser agressivo para com os outros, defende o seu ninho com tal vigor, que pode mesmo matar que não respeitar o seu espaço durante o choco e criação da sua prole, se crido de pequeno à mão fica dócil e vê no dono o companheiro de vida, podendo mesmo a emitir e repetir som, em casos menos esporádicos falam, não esquecer que este pequeno papagaio é muito inteligente.
Ninho de criação:
A madeira é o material recomendado, o ninho deve ser em forma de caixa em forma de (L) de forma rectangular na posição horizontal ou vertical, medidas (20cmX25cmX15cm) com um buraco de entrada e saída do ninho de 5 a 7 cm de diâmetros, o ninho deve ter uma pequena abertura para se poder averiguar o estado dos ovos, limpezas, saúde das crias e progenitores, a sua colocação pode ser interior ou exterior, sendo aconselhada a colocação externa para evitar stress nas aves.
Estas aves gostam de levar material (folhas de palmeira verde, ramos de pinheiro verde ou pequenos ramos verdes) para forrar o interior do ninho, esta tarefa cabe só à fêmea, contrói um pequeno túnel da entrada até ao fim do ninho , local onde faz um ninho muito redondinho.
A postura é feita com intervalo de 2 dias entre cada ovo, num número de 3 a 5 ovos, só a fêmea faz o choco (em agumas espécies) o papel do macho é de vigiar e defender o ninho dos “predadores”, a gestação no interior dos ovos é de 22 a 24 dias, não esquecer, as crias não nascem todas no mesmo dias, não há que ter precauções, os pais sabem como fazer para o sucesso da ninhada, as crias começam a voar entre os 30 a 40 dias.

  • As aves devem ter períodos para se recompor, as criações são muito trabalhosas e desgastantes para o casal, devemos então dar alguns suplementos alimentares, vitamínicos, sais e cálcio.xau leitores , e obrigada ao blog:  http://bloggerbirds.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário